29 dezembro 2008

Tirando o fundo 2 (cor única)

Uma outra maneira de se tirar o fundo de uma imagem que é um pouco mais complexa é usando a Aba CHANNELS na paleta das layers.

Pegaremos por exemplo, essa imagem como base

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Como o fundo dessa imagem é totalmente branco, temos logo a idéia de ir direto na ferramenta Magic Wand Tool (varinha – W) ou na Magic Eraser Tool (borracha mágica – E). Claro que elas podem ser usadas, mas teremos problemas por exemplo no cabelo. Uma outra maneira é usando justamente a aba Channels na paleta das layers.

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Mas como poderemos usar essa ABA para nos auxiliar?

Bem simples:

A primeira coisa que faço é duplicar a layer da imagem que quero recortar para preservar uma original.

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Uma vez duplicada, agora vou no menú e clico em

Image>adjustment>level.

Em levels, vou escurecer um pouco mais os tons médios e os escuros da  minha imagem.

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Agora, vou na paleta das layers e dou um clique em Channels.

A aba Channels irá mostrar os canais de cores da sua imagem.

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Como isso poderá lhe ajudar?

Cada um canal desses lhe mostrará sua imagem de uma maneira diferente.

Você irá procurar o canal que deixará sua imagem com mais contraste com relação ao fundo, ou seja, você irá procurar o canal que mais destacará sua imagem com relação ao fundo. Veja como cada um funciona:

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Acho que não há a menor sombra de dúvidas, de que o Canal que gera maior contraste entre a imagem e o fundo é o terceiro, certo? Note que com ele a imagem ficou NATURALMENTE mais escura e é justamente isso que nós queremos. Então, com esse canal ativo, eu vou em Image>adjustment>Levels e escureço um pouco mais os tons mais escuros e os tons médios da imagem.

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Note que dessa forma, estou preservando algumas partes dos fios do cabelo da modelo. Isso é o mais importante. Recortar, selecionar, temos ferramentas para isso, mas recortar, selecionar cabelos é complicado e essa técnica preserva bem mais o cabelos e dá menos trabalho doque se nós fossemos fazer isso manualmente. Agora é fácil pois o cabelo já está uniformemente na cor preta.

Ainda permaneço na aba Chanells e

Pressiono então a tecla “D” para resetar minhas cores e seleciono a ferramenta Brushe Tool (B). O tamanho da ponta eu escolho um que me dê mais liberdade e durante o trabalho vou diminuindo ou aumentado o tamanho do mesmo com as teclas “[“ ou “]” respectivamente. O Hardness que define se a ponta será soft ou será bem definida, eu deixo  com um valor entre 90,95%.

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Agora, eu simplesmente pinto o restante da imagem de preto, aí mesmo em chennels mas nem me aproximo das pontas do cabelo. Pinto somente as partes que estão claras para que a imagem fique totalmente em preto.

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Depois que terminar de pintar completamente, nessa mesma aba CHANNELS, eu pressiono a tecla CTRL, mantenho ela pressionada e dou um clique com o botão esquerdo do mouse na imagenzinha desse mesmo canal.

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Agora, dou um clique na paleta das LAYERS e uma vez lá, eu clico na lata de lixo para apagar essa layer e assim ficar somente com a original.

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Agora dou dois cliques no cadeado existente nessa layer e respondo OK para retirar a proteção dessa layer.

Pressiono SHIFT+CTRL+N para criar uma nova layer e respondo OK.

Agora troco as layers de lugar passando a layer em branco para baixo.

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Agora, seleciono a layer de cima

e simplesmente pressiono a tecla delete.

Agora, seleciono a ferramenta Burn Tool e defino o seguinte:

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Com o tamanho da ponta que envolva praticamente as pontas e adjacencias do cabelo, eu dou uma, no máximo duas passadas com essa ferramenta por tada a extenção das pontas para escurecer as partes muito claras. Lembre-se que se for necessário, você pode aumentar o diminuir o tamanho da ponta com”[“ ou “]”.

 

Agora, no menú principal, eu clico em

Select>modify>contract

e defino 1 ou 2 para o valor que ele pedir.

Agora, Select>Inverse e pressiono a tecla DELETE.

Agora, Select>deselect.

Pronto.

Eu pintei o fundo de vermelho para que você possa notar a diferença entre o cabelo e o fundo. Note que agora, o cabelo ficou recortado de uma forma mais natural.

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Se achcar necessário,

clique em Filter>Blur>Blur

25 dezembro 2008

Tirando o fundo 1 (cor única)

Uma das tarefas extremamente cansativas e complicadas no PHotoshop, é o de selecionar uma determinada parte da imagem.

Quando temos uma imagem de formas simples (quadrado, retangulo, circulo,….) isso é extremamente fácil, pois basta selecionarmos uma das ferramentas de seleção

Lasso tool (complica)

Poligonal lasso tool (mais fácil)

Magnetic lasso tool (mas fácil)

e com uma dessas ferramentas, podemos trabalhar tranquilamente.

Para ver uma explicação mais ampla sobre essas ferramentas, clique AQUI.

Mas e quando a imagem é complicada, como por exemplo uma paisagem com um céu onde queremos tirar o céu e deixar somente a paisagem.

Veja por exemplo a imagem abaixo:

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Note que essa imagem, tem como fundo, um a cor azul em 3 tonalidades: escuro, medio e azul claro. Nesse caso, se eu tiver a necessidade de selecionar somente a folha, oque eu faria?

A primeira coisa, seria duplicar a layer da folha pressionando CTRL+J e clicar no olho da leyr debaixo para retirar a visualização da mesma.

clicando no olho, estarei somente omitindo a visualização da layer, mas o conteúdo da mesma continuará existindo.

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Agora, vou usar na Barra de ferramentas a ferramenta Magic Eraser que é conhecida vulgarmente como a VARINHA MAGICA. Oque essa ferramenta faz?

A Magic Eraser Tool SELECIONA uma determinada cor da imagem.

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Se por exemplo eu clicar nessa ferramenta, e com ela clicar na for verde da folha, automáticamente o photoshop irá selecionar a cor verde que houver nessa foto. No caso, se eu quero selecionar o fundo, terei que clicar com ela no fundo da imagem.

Mas muito atenção com uma opção importante dessa ferramenta que é

a TOLERANCE.

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Tolerance, define a tolerancia para os TONS da cor que você clicar. Por exemplo, vamos supor que nesse mesmo fundo, eu defina tolerance 5 e clique com a varinha no fundo: Oque acontecerá, será que ela irá ter uma tolerancia baixa para os tons de azul, ou seja, se eu clicar no Azul escuro existente no canto inferior esquerdo, ele irá procurar somente por azul de tom escuro para selecionar.

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Mas se eu aumentar por exemplo o valor de Tolerance para 30, acontecerá, o seguinte:

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Note que devido a isso, ele seleciona mais partes na imagem, pois dessa forma, eu estou dizendo a ele para ter uma tolerancia de 30 para o tom azul.

Mas e se eu aumentar esse valor por exemplo para 60 e clicar no mesmo local? Aí acontecerá o seguinte:

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Note que agora, ele selecionou uma área, muito maior.

Portanto, quando maior for o valor de Tolerance, maior será a área que ele irá selecionar na imagem. Dessa forma, então, eu pressiono no teclado a tecla DELETE. que agora, minha imagem ficará assim:

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ou seja, ele irá apagar (tecla DELETE) da imagem a área selecionada. Se eu estiver satisfeito basta pressionar CTRL+D para retirar a seleção que foi feita. Mas como eu quero apagar o fundo total da imagem, então eu não pressiono CTRL+D. Eu permaneço com a ferramenta e clico em qualquer outra parte em azul na imagem e pressiono nessa nova área que ele irá selecionar a tecla DELETE.

Agora, minha imagem estará assim.

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Um efeito semelhante mas com menos trabalho, eu tenho com uma outra ferramenta que é a Magic Eraser Toll (Ferramenta Borracha Magica). Com ela, eu também defino um valor para Tolerance e vou clicando nas áreas que eu quero apagar. A diferença, é que a Magic Wand Tool (varinha) seleciona e depois de selecionada eu tenho que pressionar a tecla DELETE, ao passo que com a Magic Eraser Tool, basta eu clicar, que o Photoshop irá automáticamente apagar essa determinada área.

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Magic Wand Tool

Varinha

Seleciona uma determinada área pela cor.

Magic Eraser Tool

Borracha

APAGA uma determinada área pela cor.

21 dezembro 2008

Parceiros do Photoshop sem Medo

Fim de ano está aí, eu sei e acho que já falei sobre isso,

mas como acontece em alguns Blogs, a maioria das pessoas, nem percebem os parceiros dos Blogs. Muita das vezes, esses parceiros tem conteúdo interessante para os visitantes, mas por distração esses mesmos visitantes nem percebem. Pois hoje, vou falar um pouco justamente desses parceiros.

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WEB DESIGN GRAFICO

 

Esse é um Blog especial para quem gosta de Design.

O conteúdo é impressionantemente rico. Lá podemos encontrar praticamente de tudo para Photoshop como Actions, Apostilas, Brushes, Cursos, Fontes, Gradients, Imagens, Máscaras, Molduras, Patterns, etc, etc, etc,…

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Este Blog, que é comandado pelo Wallace, eu indico para todos que me pedem alguma coisa que eu sei que lá tem. Em seus posts, o Wallace toma o cuidado que nem mesmo eu tenho que é o de colocar o TAMANHO dos arquivos que a pessoa irá baixar. Isso demonstra a atenção que o mesmo tem para com seus usuários e com seu próprio Blog. Aí você não dá um tiro no escuro, pois em sua maioria, você tem uma pequena imagem do arquivo que você está baixando.

Vale a pena o click, vale guardar nos favoritos e como eu, vale assinar o FEED.

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Desastre Grafico

desastre grafico

Esse é um Blog para quem gosta de WALLPAPER.

Você está cansado da imagem existente no seu desktop? Então dá uma passadinha lá que você vai encontrar imagens interessantes para mudar a cara da sua máquina.

Além dos Wallapapers, tem no menú principal também as opções de Assinaturas, Esporte, Humor, tecnologia e informática.

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Glauco AC Designer Grafico

Esse é um Blog para quem realmente curte DESIGNER.

Nele, o proprietário mostra e comenta de uma forma prática e objetiva o Design de embalagens. Mas para quê isso? Isso é importante para acompanhar as tendências e as novidades. Oque pode estar escondido em uma embalagem de papelão? Um simples vidro de esmalte que toda mulher usa, pode ser diferente? pode ser mudado?

Vale o click e vale dar uma olhada.

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Comunidade Photoshop sem Medo

Essa é a nossa comunidade no Orkut.

Aqui discutimos Photoshop.

Com Tópicos de dúvidas, tiramos as dúvidas e assim, ajudamos as pessoas na medida do possível. Indicamos também outros links com Brushes, styles, e outras coisinhas mais para baixar, mas aí, você tem que entrar no Orkut e se cadastrar na comunidade.

Lá também, temos outras video aulas que ainda não foram postadas aqui no Blog.

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Um Parceiro, é sempre um parceiro.

Aqui vão essas dicas para quem quiser passear na Internet.

Aos outros parceiros, meu muito obrigado também, mas para evitar criar problemas, resolvi não falar de comunidades e blogs de DOWNLOADS. Não quero ser o responsável por problemas futuros nos Blogs e nas comunidades alheias.

Mas para os visitantes, deêm um click em nossos parceiros que vocês não irão se arrepender.

17 dezembro 2008

Tirando uma onda

Hoje, vamos aprender a tirar uma onda com a foto de alguém. Nada que humilhe ou estrague alguém. Sabe àquela gata(o) da TV? então, vamos colocar o nosso rosto nessa pessoa como se fosse uma tatuagem.

Para esse trabalho, você precisará de duas fotos

a primeira será a da gata ou gato que você quer aplicar a tatuagem e a segunda, será uma foto do seu rosto.

No meu caso, trabalharei com essas duas:

atriz

rosto

Então eu executo meu photoshop

File>Open e abro a primeira foto

com ela aberta, vou novamente em File>open e abro a segunda foto

Ao abrir a segunda foto, a primeira some, mas ela somente somente na tela pois a mesma, continua aberta no Photoshop. Só que o photoshop não associa as duas fotos, então logo, quando abri a segunda, para ele photoshop, estou iniciando um outro trabalho que não tem nada a ver com a primeira foto. Tenho então que transportar essa segunda foto que abri para a primeira. Isso é simples:

No menú principal eu clico em

Select>All (ctrl+a)

Edit>cut (ctrl+x)

Com isso, nós selecionamos e copiamos a foto.

Agora eu fecho essa foto e respondo NO na caixa de diálogo que ele abrir. Agora, ele deverá abrir a primeira foto que no caso é a foto da modelo.

Então com a foto da modelo aberta eu faço

Edit>past (ctrl+v)

e dessa forma, ele irá colar a foto que nós selecionamos e recortamos.

Agora, temos as duas fotos abertas na mesma tela.

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Agora, na barra de ferramentas, lado esquerdo da tela, eu seleciono a ferramenta ERASER (borracha). No alto defino uma opacidade para ela de 100% e escolho um tamanho pequeno para a ponta e defino o Hardness com 90%

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Note o tamanho da ponta….

Esse tamanho, é ideal para o tamanho da foto do rosto que vou usar. Se a sua foto for maior, aumente um pouco, mas se ela for menor, então diminua. O tamanho dependerá da sua vontade.

Agora, com a borracha selecionada, vou circulando o rosto e apagando oque não faz parte da cabeça, ou seja, só deixo a cabeça na foto.

Durante o trabalho, você pode ter a necessidade de aumentar ou diminuir esse tamanho da ponta. Você pode fazer isso usando as teclas “[" ou “]”. Note que eu apaguei também logo abaixo do queixo, para que não fique reto e assim não demonstrar que era uma foto.

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Agora no menú eu faço

Image>Adjustment>desature

para tirar a cor e a mesma ficar em preto e branco.

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agora

Image>adjustment>levels

e em levels eu defino:

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Agora eu duplico a layer do rosto que acabei de aumentar um pouquinho os tons escuros com CTRL+J e no menú pricipal eu faço

Image>Adjustment>invert.

ou pressiono CTRL+I

Isso irá inverter as cores, e agora, minha imagem ficará assim:

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Note que foi invertida a cor, somente do rosto pois é claro que o comando INVERT só funcionará na LAYER ATIVA.

Agora, no menú principal, eu clico em:

Filter>Blur>Gaussian Blur

e defino um valor entre 8 e 10 para o Radius

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Na paleta das Layers, eu mudo o Blending mode para Color Dodge.

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Agora, minha imagem estará parecida como desenhada a lapis. Estamos quase chegando lá.

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Agora, do lado esquerdo, na caixa de ferramentas, eu seleciono a ferramenta Burn Tool. Essa ferramenta nós usaremos para ESCURECER um pouco algumas partes. Na barra de opções. Veja as opções marcadas em vermelho e veja em que partes usarei essa ferramenta para escurecer um pouco.

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resultado

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Note que escureci somente um pouco.

Agora pressione CTRL+E para juntar as layers do rosto e na barra de ferramentas eu clico na ferramenta  MAGIC WAND TOOL (varinha – W).

Essa ferramenta serve para selecionar em uma imagem uma determinada cor.

Com ela ativa, eu defino na barra de opções o seguinte:

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Agora, com essa ferramenta ativa, eu clico em qualquer parte branca existente no rosto. Após isso, note que algumas partes ficarão selecionadas. No teclado, eu pressiono a tecla DELETE e pressiono CTRL+D para retirar a seleção. Agora, o rosto está vazado.

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Agora pressiono CTRL+T e com a tecla SHIFT e a tecla ALT pressionadas ao mesmo temo, eu diminuo o tamanho da minha imagem para que a mesma caiba no Braço da modelo. Quando estiver satisfeito com o tamanho, primeiro solto o botão do mouse e depois solto as duas teclas.

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Agora, ainda com os quadrados ativos, eu agora posiciono o cursor PRÓXIMO (não é em cima) desses quadradinhos e giro um pouco minha imagem para adequá-la à posição do braço.

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Quando estiver terminado e estiver satisfeito com a posição,

pressiono a tecla ENTER.

Agora, na paleta das Layers, eu mudo o Blending Mode para Linear Burn e diminuo a opacidade para 50% (entre 50 e 65%)

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Agora no menú principal eu clico em Filter>Blur>blur

Pronto, minha imagem final,

está assim:

atriz

14 dezembro 2008

Mar diferente

Opa…..

Fim de ano chegando…..

Férias…..

Passeios…..

Praia……

Então:

Trago para vocês uma video aula sobre como fazer um mar diferente.

É bem simples mas acho que vocês vão gostar.

Ao final, deverá ficar, maaaais ou menos assim:

 

mar

Lembrando que os Brushes que usei para fazer as árvores,

você pode pegar no nosso parceiro Web Design Grafico onde tem diversos BRUSHES para você baixar. Inclusive tem também brushes de núvens que você pode usar para colocar no trabalho que ficará interessante.

Oceano

Uma maneira um pouco diferente do convencional.
http://www.4shared.com/file/38930990/5226602f/Oceano.html

Bom trabalho,

Bôa diversão e aproveite

para votar no Blog para TOP

11 dezembro 2008

Cores no Photoshop

Na manipulação de imagens digitais, podem ser adotados diferentes modos de cor, cada um específico para determinados procedimentos envolvendo imagens. Os modos suportados pelo Photoshop são: Bitmap, Tons de cinza, Duotônico,
Cores indexadas, RGB, CMYK, LAB e Multicanal.

Esse modo de cores, você encontra no menú principal do Photoshop.

Execute o mesmo e abra uma foto qualquer. Com essa foto aberta, clique em

Image>mode

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Ao clicar em image>mode, você estará pedindo ao Photoshop para mostrar os modos de cores existentes. No caso da minha imagem, note que está assinalada o modo RGB Color, isso quer dizer que essa imagem está usando esse estilo de cores. Mas em qualquer momento, eu posso converter essa imagem para um outro modo de cor, bastando para isso, clicar na cor desejada.

Modos

BITMAP: Converterá a imagem para preto e branco.

GRAYSCALE: Converterá para tons de cinza.

DUOTONE: Você escolherá dois ou mais tons de cores para sua imagem ser convertida. Veja na sequencia para 3 tons.

1) Clico para transformar em Grayscale

2) Clico para transformar em Duotone

3) Na janela que abrir, clico em TYPE e ali escolho se quero monotone, duotone, tritone ou quadritone

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INDEXED COLOR: Este modo é usado, geralmente, em imagens para exibição
em vídeo, como aplicações multimídia ou páginas da Web, sendo utilizado, por exemplo, pelo formato .gif, que exige a indexação da imagem. Quando uma imagem é convertida para o modo de cores indexadas no Photoshop, o programa compara a cor de cada pixel da imagem original com as cores indexadas e a substitui pela cor mais semelhante. A utilização desse modo reduz o tamanho do arquivo final,
mas, por outro lado, rebaixa o nível de qualidade dos detalhes das cores na imagem Isso porque nesse modo, o photoshop assume para a imagem 256 cores e sendo assim, teremos uma pequena perda de qualidade. Para converter uma imagem para o modo de cores indexadas, ela deve estar no modo RGB

RGB COLOR: Red Green Blue – O modo RGB é o mais usado pois nele encontraremos todos os tons existentes nas cores. Ele permite a utilização de todos os recursos do programa, como filtros e efeitos especiais, que não são aplicáveis, em sua totalidade, a outros modos de cor.

CMYK COLOR: Mais adequado para projetos de impressão.

LAB COLOR: Criado para ser um padrão capaz de representar cores demaneira consistente tanto em monitores de vídeo como em mpressoras, o modo LAB reproduz a maior gama possível de cores perceptíveis a olho nu. Seu processo de compoição difere daquele dos demais por utilizar, basicamente, três componentes: L O nível de brilho do pixel, definido por um parâmetro chamado Lightness (luminosidade) 

A variação cromática das cores verde e vermelho

B variação cromática das cores azul e amarelo

Caixa de cores

Para acionar a caixa de cores e mudar uma determinada cor, basta na barra de ferramentas, que está do lado esquerda da tela, dar um clique em uma das cores, a saber que: a primeira cor, será a cor que será usada por pinceis.

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1) Onde você determina a tonalidade da cor que você irá trabalhar, se é mais clara, mais escura,…..

2) Onde você escolhe a COR propriamente dita.

3) Nesse local, você pode digitar direto o VALOR da cor (cada cor é reconhecida por uma sequencia de caracteres. No exemplo acima, o verde escolhido tem o código 57b257)