11 dezembro 2008

Cores no Photoshop

Na manipulação de imagens digitais, podem ser adotados diferentes modos de cor, cada um específico para determinados procedimentos envolvendo imagens. Os modos suportados pelo Photoshop são: Bitmap, Tons de cinza, Duotônico,
Cores indexadas, RGB, CMYK, LAB e Multicanal.

Esse modo de cores, você encontra no menú principal do Photoshop.

Execute o mesmo e abra uma foto qualquer. Com essa foto aberta, clique em

Image>mode

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Ao clicar em image>mode, você estará pedindo ao Photoshop para mostrar os modos de cores existentes. No caso da minha imagem, note que está assinalada o modo RGB Color, isso quer dizer que essa imagem está usando esse estilo de cores. Mas em qualquer momento, eu posso converter essa imagem para um outro modo de cor, bastando para isso, clicar na cor desejada.

Modos

BITMAP: Converterá a imagem para preto e branco.

GRAYSCALE: Converterá para tons de cinza.

DUOTONE: Você escolherá dois ou mais tons de cores para sua imagem ser convertida. Veja na sequencia para 3 tons.

1) Clico para transformar em Grayscale

2) Clico para transformar em Duotone

3) Na janela que abrir, clico em TYPE e ali escolho se quero monotone, duotone, tritone ou quadritone

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INDEXED COLOR: Este modo é usado, geralmente, em imagens para exibição
em vídeo, como aplicações multimídia ou páginas da Web, sendo utilizado, por exemplo, pelo formato .gif, que exige a indexação da imagem. Quando uma imagem é convertida para o modo de cores indexadas no Photoshop, o programa compara a cor de cada pixel da imagem original com as cores indexadas e a substitui pela cor mais semelhante. A utilização desse modo reduz o tamanho do arquivo final,
mas, por outro lado, rebaixa o nível de qualidade dos detalhes das cores na imagem Isso porque nesse modo, o photoshop assume para a imagem 256 cores e sendo assim, teremos uma pequena perda de qualidade. Para converter uma imagem para o modo de cores indexadas, ela deve estar no modo RGB

RGB COLOR: Red Green Blue – O modo RGB é o mais usado pois nele encontraremos todos os tons existentes nas cores. Ele permite a utilização de todos os recursos do programa, como filtros e efeitos especiais, que não são aplicáveis, em sua totalidade, a outros modos de cor.

CMYK COLOR: Mais adequado para projetos de impressão.

LAB COLOR: Criado para ser um padrão capaz de representar cores demaneira consistente tanto em monitores de vídeo como em mpressoras, o modo LAB reproduz a maior gama possível de cores perceptíveis a olho nu. Seu processo de compoição difere daquele dos demais por utilizar, basicamente, três componentes: L O nível de brilho do pixel, definido por um parâmetro chamado Lightness (luminosidade) 

A variação cromática das cores verde e vermelho

B variação cromática das cores azul e amarelo

Caixa de cores

Para acionar a caixa de cores e mudar uma determinada cor, basta na barra de ferramentas, que está do lado esquerda da tela, dar um clique em uma das cores, a saber que: a primeira cor, será a cor que será usada por pinceis.

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1) Onde você determina a tonalidade da cor que você irá trabalhar, se é mais clara, mais escura,…..

2) Onde você escolhe a COR propriamente dita.

3) Nesse local, você pode digitar direto o VALOR da cor (cada cor é reconhecida por uma sequencia de caracteres. No exemplo acima, o verde escolhido tem o código 57b257)

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado, me ajudou bastante em um trabaho ;D