25 julho 2009

Uma barba simpática

Olá,

vamos ver como fazer uma barba simpática e realista.

Ao final, teremos esse resultado.

Photo: Rich Freeda
July 21, 2003 - Los Angeles, CA - RAW
Original: digital
RETOUCHED
PP-0008

Usarei essa foto para o meu trabalho

Photo: Rich Freeda
July 21, 2003 - Los Angeles, CA - RAW
Original: digital
RETOUCHED
PP-0008 

 

Vamos lá:

Abro o Photoshop

e carrego a foto em File>Open

Com a foto já aberta no Photoshop em clico em Create a New Layer para criar uma layer vazia.

barba001

Agora eu seleciono a ferramenta Brush (pincel – letra B no teclado), coloco a opacidade em 100%  e seleciono a seguinte ponta:

barba002

Pressiono a letra “D” no teclado para resetar as minhas cores e com a Brush Tool selecionada eu pinto a barba no rosto.

Claro, que cada um fará de uma maneira, mas como o objetivo é fazer uma barba bem rala, então me preocupo somente em pintar o local do bigode, do queixo e da mandibula.

barba003

Ficou feio e grosseiro, eu sei, mas estamos somente começando.

Agora, faço o seguinte:

No Menú Principal do Photoshop eu clico em

Filter>Noise>Add Noise e defino o seguinte:

barba004

Ao final é claro, clico em OK.

 

Agora, eu vou na paleta das Layers e mudo o Blending Mode dessa layer onde estou fazendo a barba para Difference. No te que agora, os pontos estão pequenos. Isso quer dizer que estamos chegando lá.

barba005

Agora, novamente no Menú Principal do Photoshop eu clico em

Filter>Blur>Gaussian Blur para dar uma suavizada nesses pontos e defino o seguinte:

barba006

Volto no Menú Principal e clico agora em

Filter>Blur>Motion Blur para dar um movimento a esses pontos para que eles pareçam com fios.

barba007

Ainda não está fantástico eu sei, mas já está com aspécto de barba. Estamos chegando lá.

Obs.: No Filtro Motion Blur, eu defini o valor de –78 para o Angle. Esse valor, dependerá da posição do rosto. Note que no caso da foto que estou usando, o rosto do modelo está um pouco pendendo para o lado direito dele e por isso usei esse valor, ou seja, para que os fios aconpanhem o EIXO da cabeça. Se você tentar fazer com outra foto e essa outra foto estiver literalmente de frente e com a cabeça ereta, você poderá usar um valor de 90 para o angulo.

Ao lado de onde você definiu o Blending Mode para Difference, diminua o valor de Opacity (opacidade) para 75%. Isso fará com que a barba fique levemente apagada.

Agora pressione CTRL+J para duplicar essa layer. Não se preocupe, eu sei que a barba ficará forte e feia. Essa que duplicamos, diminua a opacidade para 40%.

Agora selecione a Borracha (eraser tool – Letra “E” no teclado), diminua a opacidade da borracha para 50% e selecione a ponta 35.

barba008

Agora preste atenção:

Nessa layer do topo, você irá passar a borracha

no Bigode e no topo da barba. Acompanhe em vermelho onde passei.

barba009

Agora selecione a layer debaixo e passe a mesma borracha pelo topo da barba e pelo topo do cavanhaque, mas ATENÇÃO: NÃO PASSE NO BIGODE DESSA VEZ.

barba010

Pronto….

viu como foi fácil, nossa trabalho agora ficou assim:

Photo: Rich Freeda
July 21, 2003 - Los Angeles, CA - RAW
Original: digital
RETOUCHED
PP-0008

Um comentário:

Anônimo disse...

Pôxa cara, o ps é um programa que eu venho tentando desvendar há anos, mas sempre acho tutoriais muito complicado e sem didática, o seu pelo contrário deixa os ps um programa que é relativamente difícil fácil pra caramba...

valeu mesmo.

abraços,

Rairo