20 agosto 2008

Tamanho de imagens

Redimensionar uma imagem no Photoshop é uma tarefa simples.

Tanto para aumentar como para diminuir esse tamanho, o Photoshop nos oferece certas facilidades, mas uma coisa, deve ser deixada bem clara:

Ao aumentar o tamanho de uma imagem, perde-se em qualidade. O mesmo não acontece ao diminuir. Portanto, fotos tiradas de celulares ou de câmeras digitais com poucos megapixels (4 para baixo pois 5 já é razoável) são fotos pequenas e ao aumentá-las você perderá em qualidade.

Na imagem abaixo, temos a foto de um rosto.

Note que na paleta de navegação o tamanho do zoom está em 100%. Isso significa que a imagem aparece no momento em seu tamanho real.

Mas vamos supor que eu precise diminuir o tamanho dessa imagem.

Vá no menú pricipal e clique em: Image>Image Size

abrirá para você uma janela


Em Width e Height ele mostra para você o tamanho da largura e altura em pixel. Ao lado, clique na setinha que aponta para baixo e clique em PERCENT. Dessa forma, você estará dizendo a ele, que quer redimensionar de uma forma percentual. Note que ao fazer isso, os valores de Width e Height também mudam para 100. Agora é fácil. Se eu quiser diminuir, basta colocar um valor inferior a 100 e para aumentar um valor superior a 100.


Por exemplo se eu colocar 80 em Width, estou dizendo ao Photoshop que eu quero que ele reduza essa imagem para para ficar com 80% do tamanho atual, ou seja, ele reduzirá em 20%. Se eu colocar 50, ele reduzirá para 50% do valor total.


Mas se eu colocar 120, isso quer dizer que eu quero que ele aumente a imagem em 20% acima do tamanho atual.


Obs.: Note que não é necessário digitar os valores de Width e Height pois quando você digita um deles, o outro automáticamente é ajustado.



Quando terminar, clique em OK.

Note que agora, temos o mesmo rosto, porém, diferente da primeira imagem que está no início desse tópico, a foto não ocupa mais a tela inteira e o zoom permanece em 100%. Isso quer dizer que a foto foi reduzida fisicamente.

Se estiver satisfeito com o tamanho, File>Save as para salvar com outro nome e preservar a imagem original.

10 comentários:

Lescano disse...

Muito Bom, mesmo!

Siga em frente!

Unknown disse...

Muito boa sua dica, mas se eu quiser diminuir o tamanho das imagens de uma pasta com 500 fotos eu devo entrar em cada uma das fotos para seguir o passo á passo ou tem como dar este comando para a pasta inteira??

abç

Gerson

Unknown disse...

Gerson,
nesse caso, você vai ter que trabalhar com ACTIONS. Como ainda não abordei esse assunto aqui no Blog, sugiro você dar uma olhada em:
http://digitalpaperweb.com.br/ezine/5a-edicao/photoshop-como-automatizar-tarefas
que fala justamente sobre o seu problema

chicoborracheiro disse...

parabens, muito bom mesmo!

Unknown disse...

Obrigado.

Anônimo disse...

Olá Valdek,

Muito boa sua dica!
Gostaria de perguntar uma coisa:como faço para aumentar o tamanho de uma imagem sem redimensiona-la, ou seja, deixando "livre" o espaço maior da imagem?
Quando a imagem só possui um layer, até que eu consigo, mas quando existem vários layers não sei como fazer preservando todos os layers.
Obrigado.
Sergio

Unknown disse...

Anonimo....
Não entendi a sua dúvida!
"como faço para aumentar o tamanho de uma imagem sem redimensiona-la?"
Se vc vai aumentar o tamanho, consequentemente, você irá redimensioná-la. Acho que você não sou se expressar sobre a sua dúvida.
Me manda um email com um exemplo do que você quer que assim, poderei lhe ajudar melhor.
photoshopsemmedo@gmail.com

Thyago Gonçalves disse...

Olá estou utilizando o PS CS5 tanto em meu pc quanto em meu notebook. Mas estou com um pequeno problema ao usar o programa no notebook.
O que acontece que trabalho usando bastante as comando via teclado e quando clico no CTRL + a tecla "+" ao lado do backspace. A imagem não dá zoom, se clico em CTRL + a tecla "-" ele reduz o zoom normalmente.

Alguém já passou por isso, sabe me dizer o que preciso para usar esse comando normalmente?

Lembrando que já instalei o PS 7 para testar e funciona corretamente.

Valeu, obrigado.

Unknown disse...

Thyago Gonçalves.
Nunca ouvi relatos desse problema.
Verifique com outro software (word por exemplo) se essa tecla "+" está realmente funcionando.
É por isso, que eu nunca abro mão do Mouse. No Mouse, você tem o ALT+ROLON (roda no mouse) que você pode usar como zoom. Isso sem contar que com CTRL+ROLON, ele moviementa lateralmente.

Marc Ferrei disse...

olá! obrigado mesmo, foi bem esclarecedor.
continue assim amigo.