18 setembro 2008

Blend Modes 2

Já que nós vimos uma explicação sobre os Blend Modes e vimos um exemplo com figuras geométricas, vamos agora dar um exemplo em uma foto.
temos duas imagens:
vamos supor que nessa imagem acima, eu queira colocar nos olhos a seguinte imagem
Eu abro o photoshop e carrego a primeira imagem com file>open
depois abro a segunda foto com o mesmo file>open
com a segunda aberta, eu faço no menú Select>all ou pressiono no teclado CTRL+A
agora no mesmo menú, eu faço Edit>cut (editar>recortar) ou pressiono CTRL+X
Nesse momento essa imagem some, mas isso não é problema.
Agora, eu vou no alto da página e clico no "X" para fechar essa imagem e respondo NO para a pergunta que ele fizer, mas cuidado porque no canto direito tem dois "X". O decima pertence ao photoshop e o debaixo pertence à imagem. É justamente no da imagem que eu clico.
Nesse momento aparece a outra imagem, ou seja, os olhos.
Agora eu faço no Menú Edit>Past (Editar>colar) ou no teclado CTRL+V.
Agora aparecem as duas ao mesmo tempo.

Repare que ele cola a imagem e automáticamente coloca essa imagem em uma nova layer.
Agora eu clico na ferramente Move Tool e marco no alto da tela onde está escrito Show Transfrom Control (claro que se já estiver marcado não precisa).
Note que aparecem quadradinhos na imagem.
Agora eu posiciono o cursor bem em cima de UM DOS QUATRO QUADRADINHOS EXISTENTES NOS CANTOS DA IMAGEM, mantenho ali, pressiono a tecla SHIFT, mantenho pressionada e pressiono a tecla ALT. Com as duas pressionada eu clico com o botão esquerdo do mouse, mantenho também pressionado e vou arrastando para o centro da imagem até que o Globo fique em um tamanho parecido com o do olho.
Após isso, eu primeiro solto o mouse e depois as duas teclas.
Agora, simplesmente arrasto o Globo para cima do olho.

Agora, na paleta das layer, eu clico na seta referente aos Blend Modes
e escolho e clico no modo SCREEN.
Note a diferença do Globo.

Agora, no menú principal eu clico em Layer>duplicate Layer para duplicar a layer do Globo.
Com a Move Tool, eu clico em cima do Globo, seguro e arrasto para o outro olho.
Agora, no teclado eu pressiono a tecla CTRL mantenho pressionada e pressiono também a tecla "E". Isso juntará essas duas layers em uma só.

CTRL+E faz com que uma layer ativa seja juntada, fundida com a layer que estiver embaixo.

Agora que as layers estão juntas em um só local, basta apagar no GLOBO oque está sobrando nos olhos. Para fazer isso, eu seleciono a ferramenta Eraser Tool (borracha_Letra "E" no teclado). No alto, seleciono o Brush 45 e defino a opacidade em 100%. Se tiver dificuldade de apagar, lembre-se que do lado direito e no alto da tela, você pode aumentar ou diminuir o ZOOm da imagem para que fique melhor e dê mais precisão.

Pronto,
minha imagem ficou assim:

Um detalhe interessante e que pode ser testado, é o seguinte:
Dentro dos Blend Modes, existem outras opções que você pode testar. Para não ter que ficar clicando um por um, faça o seguinte:
Clique na seta e selecione o último que é o Luminosity, agora, no teclado, com a tecla que aponta para cima (normalmente essa tecla está do lado direito do teclado e ao lado dos números) você pode calmamente ir passando de um para outro e ir testando todos.
Fazendo isso, você verá que cada um dá um efeito diferente.
Para esse trabalho, os mais indicados são:

Exclusion
Soft Light
Overlay
Lighter Color
Linear Dodge
Screen
Lighten

Nenhum comentário: