15 setembro 2008

Blend Modes

As explicações a cerca dos Blend Modes, são muito similares e muito simples.
Os blend Modes definem um modo de MESCLAGEM de uma layer para com outra.
como assim?
simples:
No photoshop eu crio um documento
desenho com a retangular marquee tool um quadrado e pinto de azul.
crio uma nova layer e nessa nova layer com a eliptical marquee tool eu desenho e pinto de vermelho um circulo.
Note que normalmente o quadrado ficará embaixo e o circulo ficará em cima.

Esse é o normal, porém com o Blend Mode, eu posso definir ao Photoshop que ele Mescle, misture a visualização de um com outro.
Os Blend Modes, estão ao lado da palavra Opacity, dentro da paleta das layers.

Para acessar os Blend Modes, basta clicar na setinha que aponta para baixo que
será mostrada uma lista.

Mais abaixo, explicaremos cada um deles.
Por exemplo, no caso do nosso quadrado e do nosso circulo teremos resultados diferentes para as seguintes opções:
Luminosity
exclusion
linear light
darker color
linear burn
normal
Note que de um para outro, existe um diferença muito grande....
que diferença é essa? Essa diferença, é justamente a maneira diferente como o photoshop mistura, mescla uma imagem sobre a outra

Claro, que isso é aplicado aqui em duas figuras geométricas desenhadas. Note que temos a opção NORMAL. Normal, é justamente o original sem mistura.
Existem diversar explicações sobre Blend Modes
A mais completa e simples que encontrei, foi dada no SITE LINHA DE CÓDIGO, onde no final desse post, colocarei o link completo.
Essa explicação está sendo dada por:

Photoshop - Tradução dos Blend modes (Modos de mesclagem)

Por: Luiz Felipe de Freitas
[Entre em contato com o autor ]

Photoshopmaster e Designer Gráfico formado pelo curso tecnico de Design gráfico e Produção Gráfica Senac Rio Tecnologia.
Também certificado pelo curso britânico Total training For Adobe Photoshop/Illustrator Cs 2 / Cs 2 Advanced.
Há 5 anos atuando como gerente e Adm do Staff do portal e forum de designers e web designers, Upmasters.

Normal – Normal
Edita ou pinta cada pixel para transformá-lo na cor resultante. Esse é o modo padrão (o modo Normal é chamado de Limiar quando se trabalha em imagens bitmaps ou de cores indexadas).

Dissolver – Dissolve
Edita ou pinta cada pixel para transformá-lo na cor resultante. Entretanto, a cor resultante é uma substituição aleatória dos pixels pela cor básica ou de mesclagem, dependendo da opacidade na localização de qualquer pixel.

Escurecer – Darken
Examina as informações de cor em cada canal e seleciona a cor básica ou de mesclagem (a que for mais escura) como cor resultante.
Os pixels mais claros que a cor de mesclagem são substituidos e os mais escuros não são alterados.

Multiplicação – Multiply
Examina as informações de cor em cada canal e multiplica a cor básica pela cor de mesclagem.
A cor resultante é sempre a mais escura. Multiplicar qualquer cor por preto produz a cor preta.
Multiplicar qualquer cor por branco não altera a cor.
Ao pintar com uma cor que não seja preto ou branco, as pinceladas sucessivas de uma ferramenta de pintura produzem cores progressivamente mais escuras.
O efeito é semelhante ao de se desenhar na imagem com vários marca-textos.

Superexposição de cores - Color burn
Examina as informações de cor em cada canal e escurece a cor básica para refletir a cor de mesclagem, aumentando o contraste.
Mesclar com branco não produz alterações.

Superexposição linear - Linear burn
Examina as informações de cor em cada canal e escurece a corbásica para refletir a cor de mesclagem, diminuindo o brilho.
Mesclar com branco não produz alterações

Clarear – Lighten
Examina as informações de co em cada canal e seleciona a cor básica ou de mesclagem (a que for mais clara) como cor resultante.
Os pixels mais escuros que a cor de mesclagem são substituídos e os mais claros não são alterados.

Divisão – Screen
Examina as informações de cor em cada canal e multiplica o inverso das cores de mesclagem básica. A cor resultante é sempre mais clara.
Dividir por preto não altera a cor. Dividir pro branco produz a cor branca.
O efeito é semelhante a projetar vários slides fotográficos, um sobre o outro.

Subexposição de cores - Color dogde
Examina as informações de cor em cada canal e clareia a cor básica para refletir a cor de mesclagem, diminuindo o contraste. Mesclar com preto não produz alterações.

Subexposição linear - Linear Dodge
Examina as informações de cor em cada canal e clareia a cor básica para refletir a cor de mesclagem, aumentando o brilho.
Mesclar com preto não produz alterações.

Sobrepor – Overlay
Multiplica ou divide as cores, dependendo da cor básica. Padrões ou cores se sobrepõem aos pixels existentes, preservando os realces e as sombras da cor básica. A cor básica não é substituida e sim misturada com a cor de mesclagem, para refletir a luminosidade ou a sombra da cor original.Seu resultado ira depender da camada inferior

Luz suave - Soft light
Escurece ou clareia as cores, dependendo da cor de mesclagem. O efeito é semelhante ao de iluminar a imagem com uma luz de spot difusa.
Se a cor de mesclagem (origem da luz) for mais clara que 50% cinza, a imagem ficará mais clara, como se tivesse sido subexposta.
Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% cinza, a imagem será escurecida como se tivesse sido superexposta.
A pintura com preto ou branco puro produz uma área mais escura ou mais clara, de forma distinta, mas não resultará em preto ou branco puro.

Luz direta - Hard light
Multiplica ou divide as cores, dependendo da cor de mesclagem. O efeito é semelhante ao de iluminar a imagem com uma luz de spot direta.
Se a cor de mesclagem ( origem da luz) for mais clara que 50% cinza, a imagem ficará mais clara, como se tivesse sido dividida. Isso é importante ao adicionar realces a uma imagem.
Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% cinza, a imagem será escurecida, como se tivesse sido multiplicada.
Isso é importante ao adicionar sombras a uma imagem. Pintar como preto ou branco puro resulta em preto ou branco puro.

Luz brilhante - Vivid light
Superexpõe ou subexpõe as cores, aumentando ou diminuindo o contraste, dependendo da cor de mesclagem. Se a cor de mesclagem ( origem da luz) for mais clara que 50% cinza, a imagem será clareada pela diminuição do contraste.
Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% cinza, a imagem será escurecida pelo aumento de contraste.

Luz linear - Linear light
Superexpõe ou subexpõe as cores, aumentando ou diminuindo o brilho, dependendo da cor de mesclagem. Se a cor de mesclagem ( origem da luz) for mais clara que 50% cinza, a imagem será clareada pelo aumento de brilho.
Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% cinza, a imagem será escurecida pela diminuição de brilho.

Luz do pino - Pin light
Substitui as cores, dependendo da cor de mesclagem.
Se a cor de mesclagem ( origem da luz) for mais clara que 50% cinza, os pixels mais escuros que a cor de mesclagem são substituídos e os mais claros não são alterados.
Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% cinza, os pixels mais claros que a cor de mesclagem são substituídos e os mais escuros não são alterados.
Isso é importante ao adicionar efeitos especiais a uma imagem.

Diferença – Difference
Examina as informações de cor em cada canal e subtrai a cor de mesclagem da cor básica ou a cor básica da cor de mesclagem, dependendo de qual tiver brilho maior.
Mesclar com branco inverte os valores da cor básica, enquanto mesclar com preto não produz alterações.

Exclusão – Exclusion
Cria um efeito semelhante, mas de menor contranste que o do modo Diferença.
Mesclar com branco inverte os valores da cor básica. Mesclar com preto não produz alterações.

Matriz – Hue
Cria uma cor resultante com a luminosidade e a saturação da cor básica e com a matiz da cor de mesclagem.

Saturação – Saturation
Cria uma cor resultante com a luminosidade e a matiz da cor básica e com a saturação da cor de mesclagem.
Pintar com esse modo em uma área com saturação zero ( cinza) não produz nenhuma alteração.

Cor – Color
Cria uma cor resultante com a luminosidade da cor básica e com a matiz e a saturação da cor de mesclagem.
Isso preserva os níveis de cinza na imagem e é útil para colorir imagens monocromáticas e pintar imagens coloridas.

Luminosidade – Luminosity
Cria uma cor resultante com o matiz e a saturação da cor básica e com a luminosidade da cor de mesclagem.
Esse modo cria um efeito inverso ao efeito de modo Cor.


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LINK
http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=2003

http://www.linhadecodigo.com.br/Default.aspx
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Um comentário:

André disse...

Olá meu amigo,

Postei alguns plugins para o Photoshop lá no Bom de Click.

Grande abraço.