01 novembro 2008

Transformações

Hoje, vamos ver como alterar uma imagem.

Executo  meu photoshop e com ele aberto, abro uma imagem qualquer. No meu caso, usarei como exemplo essa imagem, mas poderá ser feito com qualquer imagem ou parte de imagem selecionada.

Washington_D_C__08__by_kitty1613

Se por algum motivo eu tiver a necessidade de alterar o tamanho de uma imagem, para isso o photoshop tem no menu principal dois intens interessantes.

No menú principal eu tenho

Edit>Free Transform ou tenho

Edit>Transform

Mas antes, considerações:

1) Para alterar o tamanho ou formato de uma imagem, a layer dessa imagem deverá estar desprotegida, ou seja, sem o cadeado. Para isso, basta dar dois cliques no cadeado e responder OK.

2) Sempre que eu altero o tamanho ou formato de uma imagem, de ante mão, devo saber que: A IMAGEM PERDE EM QUALIDADE. Essa perda de qualidade, pode ser maior ou menor dependendo da alteração que eu faça.

3) A tecla de atalho para oque nós vamos ver é CTRL+T

4) Os exemplos que darei, poderão ser feitos com uma foto inteira ou com parte de uma foto, portanto, as opções de transformações podem ser aplicadas a uma seleção.

Na barra de ferramentas, vou selecionar a ferramenta Retangular Marquee. Com a mesma, farei uma pequena seleção na minha imagem.

aaa

Note que na imagem acima, estou com a layer desprotegida (sem o cadeado) e uma seleção foi feita com a Retangular Marquee.

Agora, eu pressiono CTRL+T para executar a transformação.

Note que as linhas pontilhadas foram trocadas por linhas fixas e com 8 quadradinhos. Cada um quadradinho desses serve para modificar o tamanho da imagem. Para isso, basta posicionar o cursor bem em cima de um quadradinho, clicar com o botão do mouse, segurar e arrastar para dentro (se quiser diminuir a imagem) ou para fora (se quiser aumentar).

aaa

Para aumentar ou diminuir, temos também teclas para facilitar nosso trabalho.

Pressionando, mantendo pressionando e clicando…..

com….

SHIFT clicando e arrastando a imagem será modificada proporcionalmente.

SHIFT+ALT clicando e arrastado será modificada proporcionalmente do centro para fora.

Teste os dois.

Para modificar a posição, eu não posiciono o cursor em cima do quadradinho, mas sim nas proximidades de qualquer um deles. Clico, mantenho clicado e assim posso girar a minha imagem.

Note que a imagem abaixo, foi mudada no tamanho e também girada.

aaa

Sempre que fizer qualquer modificação de tamanho ou posição da imagem, saiba que ao final, terá que clicar no símbolo marcado acima com vermelho ou pressionar a tecla ENTER no teclado. Dessa forma, você estará dizendo ao PHotoshop que você terminou as alterações.

Agora, vou pressionar CTRL+ALT+Z para que retorne ao passo anterior, e vou clicando até que a imagem fique normal novamente e vou clicar em Select>deselect no menú principal. Isso irá retirar a seleção da imagem e assim ela estará normal como no principal

Agora, sem selecionar nada, vou simplesmente Pressionar CTRL+T.

Agora, as marcações de transformação serão aplicadas à imagem inteira. Posiciono o cursor dentro da imagem e clico com o botão direito do mouse. Isso abrirá um menú.

 

aaa

Não veremos todas as opções, mas sim as mais usadas.

DISTORT

Permite que você possa distorcer isoladamente qualquer um dos pontos, bastando para isso clicar em um, segurar e arrastar.

aaa

PERSPECTIVE

Cria uma perspectiva na imagem fazendo oposição das partes contrárias, ou seja, se você levar para o meio a parte de cima, a de baixo ficará grande

aaa

WARP

Permite que você modifique a imagem sobre qualquer aspecto. Com a Warp, você poderá modelar uma imagem pelas pontas ou pelos vértices. Note que na imagem abaixo estão marcados onde mudei em vermelho e em amarelo onde não toquei.

aaa

ROTATE 180

Girará a imagem 180 graus, fazendo assim com que ela fique de cabeça para baixo.

 

ROTATE 90 CW

Gira a imagem em 90 graus no sentido horário.

aaa

 

ROTATE 90 ccw

Gira a imagem em 90 graus no sentido ante horário.

aaa

FLIP HORIZONTAL

Gira a imagem horizontalmente, ou seja, oque está de um lado passa para o outro lado. Inverte a imagem.

aaa

FLIPE VERTICAL

Gira a imagem verticalmente, ou seja, oque está em cima passa para baixo. Coloca a imagem de cabeça para baixo.

aaa

Nenhum comentário: