08 outubro 2008

Resolvendo 3 problemas

Hoje vamos tentar resolver 3 problemas que são comuns em fotos.
-----------------------------------------------------------------------
Foto um pouco embaçada
sem nitidez


Vejam essa foto
Pequena como está aparecendo nesse momento no seu vídeo, talvez nem dê para notar, mas essa foto está sem nitidez, ou seja, está um pouco embaçada. Como podemos corrigir esse problema?
No Photoshop é simples, mas antes de mais nada, devemos salientar que: Foto embaçada demais, não tem jeito. Por exemplo, a foto abaixo, acho que mem por milagre.


Nota-se que essa foto foi tremida só um pouquinho. Mesmo sendo só um pouquinho, já é difícil fazer alguma coisa, agora imagine fotos de celular ou fotos do final de festa onde tudo é alegria e a cerveja já está fazendo efeito e saiu muito tremida?

Mas vamos ao que dá para salvar.
Abro a foto
File>open
e tiro uma cópia da layer com CTRJ+J
Agora, no Menú Principal, eu clico em
Filter>Shapen> Shapen More
Somente com essa atitude, eu já terei um ganho significativo na minha imagem.

Uma outra coisa que posso fazer, é ao invés de usar Sharpen More, é usar, no mesmo menú Filter, usar Sharpen>smart Sharpen que está logo abaixo de Sharpen More.
Porém, ao usar o Smart Sharpen, terei que mudar a configuração de acordo com a imagem. Para esse caso, usei a seguinte configuração:

Mas qual configuração devo usar?
Aí depende da sua sensibilidade.


Foto muito escura

Já vimos esse problema em um tópico anterior, mas como resolvi colocar os 3 principais problemas em um mesmo tópico, então vamos repetir as instruções.


Note que essa foto é interessante mas que saiu muito escura.
Como resolver?
Nessa caso e na maioria deles, o melhor seria:
Image>adjustment> shadow/Highlight

Dentro dele,
usarei a seguinte configuração.


Somente com a configuração padrão, eu já teria um ganho significativo na imagem, porém acho que um pouco exagerada e por isso fiz essas pequenas modificações. Com isso, minha imagem ficou assim:



Muito clara e sem vida

Veja que pecado a foto abaixo:


É uma foto panorâmica mas que parece estar morta pela falta de brilho.
Como corrigir isso?
Simples
Em Image>adjustment....


Com qualquer um dos 3 assinalados, eu terei um ganho surpreendente na imagem.


A diferença é sutil, mas veja os 3 em separado: